A5 2025 é revelado e toma lugar da linha A4
Para os amantes do Audi A4, a notícia não é nada boa, já que o tradicional sedã da marca alemã, sucessor do clássico Audi 80, foi substituído e ainda tem mais. A tradicional perua A4 Avant também perdeu o lugar. Para quem? Novo Audi A5.
O Novo Audi A5 chega ao mercado mundial como uma mudança radical nas quatro argolas, que não tem equivalente nas rivais BMW e Mercedes-Benz, já que vem para tomar lugar de dois produtos conservadores.
Sai sedã e entra um fastback, assim como sai a perua e surge uma shooting brake, com o Novo Audi A5 determinando uma mudança de rumo para conquistar mais clientes, especialmente os mais jovens.
Expressivo, o Novo Audi A5 surge com faróis escurecidos e estilizados, que não caberiam no A4, assim como uma grade mais esportiva e um para-choque chamativo, com grandes bocas de indução de ar.
O capô tem dois sulcos enormes que dão o tom da mudança, enquanto o teto curvado foi esticado em direção à traseira, onde o porta-malas pouco pronunciado se funciona com a vigia, como nos fastback, notchback e liftback da vida, gerando uma enorme tampa.
As duas lanternas de LED são mais expressivas e inteligentes, que se conectam sobre a tampa numa moda que começou nos SUVs. Dependendo da versão, o para-choque traseiro já traz quatro bocas de escape sem ser um RS, assim como difusores de ar.
Este Novo Audi A5 no modelo S5, destacado no lançamento, vem acompanhado pela shooting brake A5 Avant, aqui na pele da S5 Avant, cujas colunas D são mais inclinadas e seu aspecto é bem mais esportivo que a antiga A4 Avant, mais familiar.
Dentro, o ambiente é altamente sofisticado, com duas grandes telas integradas de alta resolução com cluster (11,9 polegadas) e infotainment (14,5 polegadas), tendo ainda um display (10,9 polegadas) de entretenimento para o passageiro e uma decoração que se estende para as portas.
Um detalhe interessante é que as portas possuem mais comandos que o tradicional, como ventilação e aquecimento dos assentos, por exemplo, enquanto o novo console lembra carros como o Honda Accord atual com seu comando por botão. Já o volante de quatro raios tem comandos touch e é totalmente novo.
Na mecânica, o motor EA888 2.0 TFSI foi melhorado com turbocompressor de geometria variável e ciclo Miller. Ele dispõe de 150 ou 204 cavalos apenas na Quattro. Já o 2.0 TDI (EA288) vem com o sistema MHEV de 48V com 24 cavalos, mas com a potência padrão de 204 cavalos no diesel.
A transmissão S tronic de dupla embreagem continua. Já no Novo Audi S5, o motor V6 3.0 TFSI também vem com o mild hybrid e agora está 13 cavalos mais potente, com 367 deles disponíveis. Ganhou vetorização de torque e suspensão adaptativa. Vem? Com certeza.
Fonte: Noticias Automotivas